Durante o evento, o senador destacou que é preciso que o País reconheça sua enorme diversidade social e cultural
O Senador João Capiberibe (PSB/AP) participou na manhã desta terça-feira (25) do Seminário “Os Povos Indígenas e os Direitos Originários”, no Auditório JK da Procuradoria Geral da República, em Brasília.
O Seminário teve o objetivo de debater os direitos originários dos povos indígenas às suas terras tradicionais e o sistema internacional de proteção de direitos humanos. Além de também discutir o papel da antropologia na definição do reconhecimento da existência das terras indígenas, dialogando sob o enfoque constitucional e do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos.
“Durante a minha gestão como governador do Amapá demarcamos todas as terras indígenas. Não temos nenhum problema quanto a isso hoje no Estado. Priorizamos um modelo de desenvolvimento que interessasse as comunidades indígenas, que passaram a ser ouvidas e participar do desenvolvimento. Na época, a elite local não gostou, mas nós avançamos”, destacou Capiberibe.
O senador falou, ainda, que o Brasil é marcado por intervenções para frear os avanços da sociedade. “Temos que encontrar um caminho para a crise política e representativa. Vivemos um imobilismo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para esconder a crise da representatividade. As reformas da previdência, trabalhista e da legislação agrária são mais uma vez iniciativas para excluir e punir aqueles que não têm qualquer responsabilidade pela crise”.
O parlamentar também ressaltou que o País precisa de uma alternativa para reconhecer essa enorme diversidade social e cultural. “O nosso Parlamento pode reagir. O Senador tem que retomar o seu protagonismo”.
Participaram do Seminário também o coordenador da Sexta Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Luciano Mariz Maia, a coordenadora da Primeira Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Ela Wiecko Volkmer de Castilho e a Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat.