O senador João Capiberibe (PSB/AP) destacou em seu discurso no plenário desta quarta-feira (30) a desesperança que se instalou entre o povo brasileiro e a falta de perspectiva para a solução da crise que se firmou no Brasil e está obstruindo a democracia. “A cada dia uma novidade, são inúmeras as operações da Polícia Federal para combater os desvios de recursos públicos e a corrupção. Claramente temos um distanciamento entre a representação política e seus representados”, afirmou.
Capiberibe repetiu o que sempre diz em seus pronunciamentos, que a sociedade não se sente representada pelo Governo atual, que é inoperante e sem legitimidade. “Proponho uma solução de médio e curto prazo para o problema da legitimidade democrática e da participação popular, que é o controle social mais rígido em torno das ações do Estado”.
O parlamentar explicou sobre a Gestão Compartilhada. “É um projeto que permite aos cidadãos organizados em grupos de Whatsapp acompanharem a execução de obras, serviços públicos ou compras governamentais, ou seja, acompanharem os gastos públicos. É colocar nas mãos do cidadão uma eficiente ferramenta de controle social”. Esse projeto já foi aprovado por unanimidade no Senado e está pronto para ser votado na Câmara dos Deputados.
Capiberibe acredita que por meio da Gestão Compartilhada será possível finalmente o encontro entre os representantes políticos e o cidadão, que terá o controle social dos mandatos e também da condução do Estado Brasileiro”.
Vale destacar que o senador socialista possui um aplicativo que permite que a sociedade acompanhe as ações do seu mandato e vai além, permite que o cidadão participe, opine e seja um verdadeiro agente fiscalizador.
“ O abismo entre a sociedade e seus representantes precisa ser encurtado através do uso da tecnologia, das redes sociais, para acompanhar nossas atividades e todas as nossas ações”, disse Capiberibe.
Confira a íntegra do discurso aqui: