Ao final do ano de 2013, o Governo do Estado do Amapá assinou convênio com Ministério da Integração nacional para a liberação de mais de 13 milhões de Reais que serão investidos nos Arranjos Produtivos do Igarapé da Fortaleza. O convênio já foi publicado no Diário Oficial e, com isso, já terá início o processo de licitação. Em breve a verba estará disponível ao governo do estado. Quer saber um pouco mais? Assista aqui a entrevista do senador Capi à TV Amapá. João Capiberibe atuou com afinco durante todo o ano de 2013 em articulação com os ministérios para atrair atenção aos projetos do Amapá. Essa é uma das vitórias.
O APL beneficiará a produção e a integração dos roteiros eco turísticos da região – e os agricultores familiares assentados no Polo Hortifrutigranjeiro e Mini Polo de Fazendinha – também com o beneficiamento da produção. A gestão será de responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da equipe técnica das instituições governamentais estaduais.
As propostas do projeto incluem, ainda, a implantação de uma unidade de beneficiamento de camarão com capacidade de processar 5 toneladas por dia, construção de um porto de embarque e desembarque dos produtos agroextrativistas, cargas e passageiros, implantação de um mercado para comercialização, uma unidade de beneficiamento de polpa de frutas no Polo Hortifrutigranjeiro de Fazendinha e a implantação de um trapiche de acordo com os padrões internacionais de recepção para embarque e desembarque dos ecoturistas.
“Vamos fortalecer a gestão participativa dos empreendimentos coletivos, incluir a população de baixa renda no mercado produtivo e também aumentar a renda das famílias já beneficiadas. Estamos investindo no desenvolvimento sustentável, com foco na superação das desigualdades e da pobreza”, disse o senador João Capiberibe, interlocutor do projeto.