Na terça-feira, 10/6, os senadores João Capiberibe (PSB-AP) e Ana Rita reuniram-se em almoço com o ministro da Defesa, Celso Amorim, e os comandantes das três Forças – General Enzo (Exército), Brigadeiro Saito (Aeronáutica) e Almirante Moura Neto (Marinha). No cardápio a importância de levar para dentro das Forças Armadas o debate sobre verdade e memória.
O senador, que foi perseguido pela ditadura, preso, torturado e viveu no exílio, considerou que a conversa no Ministério da Defesa foi franca e aberta e que trataram de temas “espinhosos” para os militares. Que se tratou de um diálogo cordial. Foi um almoço protocolar e que buscou aparar arestas. Desde o ano passado, a subcomissão de Memória, Verdade e Justiça do Senado, presidida por Capiberibe, quer levar os comandantes militares ao Senado para tratarem desses assuntos.
A subcomissão funciona dentro da Comissão de Direitos Humanos, presidida por Ana Rita.
Capiberibe aproveitou o almoço e cobrou do ministro o acesso às filmagens feitas pelo Exército durante a visita de parlamentares ao prédio do antigo Doi-Codi do Rio, atual 1º Batalhão de Polícia do Exército, na Tijuca, em setembro do ano passado. Os militares fotografaram e filmaram toda a visita mas não enviaram o registro ao senador, conforme fora solicitado por ofício.
Leia aqui matério de O Globo: http://glo.bo/1l9RnOI
Na foto, a senadora Ana Rita, o Ministro Celso Amorim e senador Capi, na entrada do Ministério da Defesa, após a reunião.