Uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o mandato do senador João Capiberibe (PSB) está permitindo que gestores municipais, bem como técnicos, sejam capacitados para acessarem recursos federais e, principalmente, prestem contas de forma correta e, dessa forma, evitar a inadimplência.
O convite do evento, chamado “Capacitação Caixa e Tomadores – Caminho Necessário para o Desenvolvimento”, também foi feito ao Governo Amapá, que teve direito a dez vagas, mas, no primeiro dia do evento, que ocorreu durante toda esta segunda-feira, 11, prosseguindo até amanhã, 12, não apareceu ninguém.
A primeira dica foi dada pelo superintendente executivo de Governo para as Áreas Centro-Oeste e Norte, Oscar Jorge Vasconcelos do Rego Barros. “É fundamental que as prefeituras tenham um Gerente Municipal de Convênios e Contratos, um servidor que ficará responsável pelo relacionamento da prefeitura com a Caixa”, explicou.Esse servidor, entre outras tarefas, também vai preparar o município para receber emendas exatamente na área que mais precisa.
“Às vezes, os recursos se perdem porque sempre a emenda parlamentar é destinada ao setor que o prefeito estabeleceu como prioridade, assim, com esse profissional, os recursos serão destinados para o local certo”, esclareceu.O superintendente interino regional da Caixa Econômica, Marcelo Almeida Figueiredo, disse que o banco costuma fazer esse tipo de capacitação em outras unidades da Federação. “Fomos procurados pelo senador Capiberibe e, pela segunda vez, estamos realizando essa capacitação no Amapá. É um projeto que orienta o gestor, no entanto, o principal beneficiado é a população, que vai poder contar com mais equipamentos públicos”, avaliou.
A secretária de Gabinete da Prefeitura de Serra do Navio, Dauzira da Silva, disse que o município ocupou as três vagas as quais tinha direito e que pretende aprender para fazer corretamente o dever de casa. “Mais importante do que acessar o recurso é prestar contas e essa capacitação também tem o propósito de orientar os prefeitos e seus técnicos, por isso esse treinamento é muito bem vindo”, pontuou.A iniciativa tem como principal objetivo estreitar o relacionamento das prefeituras com os órgãos do Governo Federal, promovendo a troca de conhecimentos com o objetivo de agilizar as demandas das prefeituras no que diz respeito ao pleito por recursos para diversos projetos e a participação dos municípios em programas federais.Na opinião do senador Capiberibe, o evento é decisivo para que as prefeituras possam acessar recursos federais. “É um treinamento de todos os sistemas que o governo utiliza para liberar projetos”, destacou.