O senador João Capiberibe e a deputada federal Janete Capiberibe, ambos do PSB/AP, acompanharam, nesta terça, 23, o governador Camilo Capiberibe, o diretor da Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA – José Ramalho e a Bancada Federal do Amapá, em audiência com o diretor-presidente da Eletrobrás/Eletronorte, Antônio Maria Barra.
Trataram de convênios que serão firmados entre o Governo do Estado do Amapá e a Eletronorte para a conclusão do projeto Luz para Todos, no Amapá. CEA e Eletronorte vão sistematizar as pendências e determinar um cronograma para saná-las e para executar as obras, que já estão divididas em lotes. Devido à insolvência do Amapá até 2010, o Estado é o único do País onde o Luz para Todos é executado pelo Governo Federal.
Serão 19 mil famílias incluídas no Programa que foi retomado em 2011, após o aporte de recursos do Governo do Amapá. A implantação da energia firme por meio do programa vai permitir que sejam desativados cerca de 200 sistemas isolados onde a energia é fornecida por meio de geradores à óleo diesel, cujo custo é maior, e nem sempre durante as 24 horas do dia.
Na reunião, também foi tratada da implantação de linhas de transmissão e sistemas de rebaixamento e proteção do sistema para que o Amapá faça parte do Sistema Integrado Nacional. O senador João Capiberibe (PSB/AP) lembrou que, em 2003, o Amapá era o Estado com maior índice de eletrificação da Amazônia.
“Alcançamos a posição com investimento de recursos do Governo do Estado, durante oito anos. Hoje, há recursos federais disponíveis – R$ 152 milhões – e passamos para a última posição”, protestou o senador.
Foto: Sizan Luis