O senador João Capiberibe (PSB/AP) recebeu na manhã desta quarta-feira (29), alunos da escola Santa Cruz, do Estado de São Paulo. A iniciativa faz parte de um programa de formação política para jovens do ensino médio.
Os alunos tiveram aulas de temas como democracia e política, os três poderes, a sociedade civil e os meios de comunicação. Agora vieram para Brasília para vivenciar de perto o que aprenderam na teoria, conhecer o dia a dia dos parlamentares, os conceitos de política e seus debates.
Capiberibe destacou para os alunos o conceito de democracia direta, que surgiu na Grécia e nos dias de hoje recebe o reforço fundamental da internet. Ele explicou aos estudantes a importância da participação da população na formação do Estado e do controle social.
“Tudo começou com a Lei Complementar 131/2009, a Lei da Transparência, de minha autoria. Ela permite que as informações sejam disponibilizadas de forma detalhada nos portais de transparência, é muito difícil se esconder dados”, enfatizou.
Em relação ao controle social, o senador falou sobre a construção de um modelo de democracia direta usando como exemplo seus próprios projetos, frutos de emendas. “Temos grupos de whatsapp, páginas no facebook chamadas “de olho na emenda”, onde o cidadão pode acompanhar os meus projetos e exercer o efetivo controle social”.
O funcionamento das Comissões e do Plenário do Senado também foram temas do bate-papo com os alunos paulistas. Eles queriam entender a rotina de um parlamentar. Vale lembrar que quando o senador João Capiberibe era governador do Amapá, ele também recebeu alunos da escola Santa Cruz, que foram conhecer o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA), implantado na época pelo senador.
Ao final do encontro, Capiberibe sorteou dois exemplares do seu livro “Florestas do meu Exílio” e doou um exemplar para a biblioteca da escola.