Presidente em exercício visitou o senador João Capiberibe, em Brasília/DF
Nesta terça-feira, 17, o senador João Capiberibe (PSB/AP) recebeu a visita, em Brasília/DF, do presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (ALAP), deputado estadual Júnior Favacho (PMDB), do deputado Bruno Mineiro (PTdoB) e do deputado Jaci Amanajás (PPS), além do senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP). Favacho pediu apoio dos senadores para o trabalho de reaproximação entre os Poderes Legislativos no Amapá e em Brasília, firmando a chegada de uma “nova era”. A iniciativa se tornou possível após o afastamento do deputado Moisés Souza da presidência da ALAP pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), no último mês de junho.
De acordo com Favacho, a verba indenizatória da ALAP foi reduzida de R$50 mil para cerca de R$ 24 mil, e aproximadamente 300 funcionários que não justificavam suas contratações já foram demitidos. A medida visa atender recomendações do Ministério Público, resultantes de investigações da Operação Eclésia em curso no MP. A proposta do presidente em exercício também é estabelecer uma relação de respeito ao Executivo e manter o equilíbrio entre os Poderes. João Capiberibe acredita que o Legislativo Amapaense vive uma nova fase, no sentido de recuperar a credibilidade abalada pelos sucessivos escândalos. “Estamos vendo um interesse e vamos acompanhar este processo de recuperação da credibilidade daquela Casa junto à sociedade. Com uma Assembleia austera, que se preocupa em reduzir seus gastos, o nosso Estado só tem a ganhar” – ressalta o senador.
O deputado Favasso garantiu que, em trinta dias, todos os gastos da ALAP estarão detalhados na internet, como determina a Lei 131/2009, a Lei da Transparência.