Na tarde de hoje, senador Capi fez um apelo ao Ministério da Saúde quanto ao repasse da verba do Fundo Nacional de Saúde.
Os recursos destinados ao chamado MAC – procedimentos hospitalares de média e alta complexidade – que são repassados sistematicamente entre os dias 8 e 10 de cada mês, para as secretarias de saúde de cada estado, ainda não foram feitos até a data de hoje.
De acordo com matéria do Globo on line, de 15 de dezembro último, os estados e municípios de todo o Brasil deixaram de receber cerca de 2,8 bilhões do Fundo Nacional de Saúde.
Estamos no dia 17, e é preocupante a situação das Secretarias Estaduais de Saúde, que estão em crise porque não receberam esse tão importante recurso – destinado a cirurgias, transplantes de órgãos, tratamentos de câncer, partos complexos…
Ou seja, milhares de pessoas nessa situação difícil da vida, e por consequência suas famílias, estão sendo atingidas diretamente por conta desse atraso.
“Faço aqui um apelo ao Ministério da Saúde para que essa questão seja sanada com mais agilidade possível”, concluiu o senador.