A saúde preventiva está entre as prioridades de Capi40 à frente da prefeitura de Macapá. Para isso ele vai ampliar o programa Saúde da Família, além da garantir um salário justo aos profissionais que atuam neste setor.
Atendimento básico de qualidade. Esse foi um dos temas abordados por Capi40 durante a Live desta terça-feira, 27, que também falou do que será feito para combater o índice de mortalidade infantil. Hoje de cada mil que nascem 21 morrem antes de completar um ano.
Para mudar essa realidade o 40 voltou a falar que vai criar o Centro de Referência em Saúde da Mulher e da Criança. “Nosso trabalho ano que vem é acompanhar a saúde da mulher e da criança e isso só pode ser feito com a prevenção. Um grupo, por meio de aplicativos vai acompanhar as mulheres gestantes e dar encaminhamento as demandas solicitadas pelos médicos. Quem não tem telefone terão o auxílio permanente dos agentes comunitários de saúde”, destacou Capi.
Outro assunto abordado na Live foi a criação do centro de diagnóstico laboratorial em imagens. “Muitas pessoas após a consulta têm que fazer exames de imagem, mas sem dinheiro a maioria fica com o encaminhamento na mão. Isso vai mudar a partir de 2021. O cidadão e a cidadã de Macapá serão tratados com carinho na saúde pública. Já fizemos isso e vamos fazer de novo”.