Capi não acabou com o BOPE, isso é Fake News antiga, inventada na campanha de 2018 para tirar votos de Capi, que sempre teve uma ótima relação e é muito apoiado pelas polícias do Amapá. A verdade é que o BOPE foi criado por Capi em 2002. E em 2011, na gestão de outro socialista, o ex-governador Camilo, além da manutenção da unidade foi garantida uma gratificação aos integrantes do batalhão e a garantia de ingressos de mulheres no BOPE.
Fato
Quando governou o Amapá, o Capi criou a Polícia Interativa, a polícia passou a interagir com os moradores dos bairros e os índices de criminalidade foram drasticamente reduzidos no Amapá.
-Havia um Sistema de Formação e Humanização dos profissionais de segurança pública que melhorava o atendimento da polícia e fazia com que fosse reduzida a violência policial.
-Pagamento de salários justos para os funcionários da Segurança Pública.
Proposta
Realizar estudo das legislações municipais vigentes para a reformulação e implementação do Estatuto da Guarda Civil Municipal de Macapá em consonância com a Lei nº 13.022/2014 (Estatuto das Guardas Municipais do Brasil), a fim de consolidar os Planos de Aposentadoria, de Promoção e Progressão e na área de segurança pública. Criar e Implementar o Gabinete de Gestão Integrada do Município – GGIM; Conselho de Segurança Pública Municipal; e o Fundo Municipal de Segurança Pública visando acessar recursos federal, estadual e municipal.