O senador João Capiberibe (PSB) informou ao governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que por meio de emenda parlamentar destinou R$ 2 milhões ao Fundo Estadual de Saúde, cujo recurso pode ser usado para compra de equipamentos e que o governo precisa ficar atento porque o sistema do Ministério da Saúde pode abrir a qualquer momento para que os técnicos insiram os dados.
O senador Capi e deputada Janete, ambos do PSB, já destinaram nos últimos anos mais de R$ 35 milhões em emendas tanto para o governo do Estado quanto para as prefeituras dos 16 municípios.
No entanto, o senador socialista volta a cobrar que o governo faça uso adequado desses recursos e lamenta que três aparelhos de videolaparoscopia, comprados em agosto de 2017, com recurso de sua emenda, estejam parados, por falta de insumos. Com uso desses aparelho, o cirurgião faz uma pequena intervenção no paciente onde insere uma microcâmera de vídeo geralmente através de uma pequena incisão na região abdominal do paciente para sua realização.
Pelo método tradicional, o paciente fica internado por até duas semanas, quando faz procedimentos cirúrgicos como retirada da vesícula, baço ou apêndice, hernias do abdômen, entre outros. Com a videolaparoscopia, em 48 horas o paciente é liberado, evitando risco de infecção hospitalar, já que não há a necessidade de grandes incisões, garantindo um tempo menor para a recuperação, menos incômodos e reduzindo os custos com sua internação.
“A sociedade precisa se mobilizar e cobrar para que esses e outros equipamentos sejam instalados e usados. Ganha o cidadão, com um procedimento rápido, ganha o Estado, que oferece um serviço de qualidade a população”, comentou o senador.