O senador João Capiberibe e a deputada Janete Capiberibe enviaram nesta segunda-feira (13) dois ofícios ao procurador-geral de justiça do Amapá, Márcio Augusto Alves, do Ministério Público do Amapá (MP-AP), para pedir o acompanhamento de emendas destinadas à Secretaria Estadual de Saúde do Amapá (SESA). O objetivo é dar mais rapidez às ações e proporcionar melhor atendimento à população.
Nos ofícios, os parlamentares destacam o valor destinado para cada emenda que, juntas, têm o montante de mais de R$ 20 milhões e falam de suas preocupações na compra de cada item, e denunciam a demora excessiva na finalização das compras. São quatro emendas destinadas para a aquisição de equipamentos de UBS e custeio de média e alta complexidade da área de ortopedia, nefrologia, oftalmologia e oncologia da rede estadual de saúde, respectivamente.
As outras emendas são para aquisição de equipamentos oftalmológicos; serviço de ortopedia HCAL; equipamentos e material permanente para unidade de atenção especializada em saúde; equipamentos, estruturação, modernização dos serviços de média e alta complexidade da rede pública de saúde; e aquisição de equipamentos de Atenção Especializada – Média complexidade (prioridades para os municípios de Porto Grande, Serra do Navio e Itaubal).