Na noite desta quarta-feira (18), o senador Capiberibe (PSB/AP) fez um apelo no plenário do Senado ao ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus Andrade, para que tenha atenção especial na situação de emergência nas áreas do município de Laranjal do Jari. Elas foram afetadas pela inundação em decorrência do aumento do nível do rio Jari e seus afluentes, provocado pelo alto nível pluviométrico no período.
“Faço esse apelo ao ministro para que se ocupe, com rapidez, em estender a mão generosa do Estado Brasileiro às pessoas que dela necessitam nesse momento”, afirmou Capiberibe.
O senador explicou que Laranjal do Jari é um município que surgiu para a vida da Amazônia através de um megaprojeto, do projeto de Daniel Ludwig, nos anos 60, que arrastou milhares de pessoas para o coração da floresta. “Essa população vive à margem do Rio Jari, que recebe a contribuição das chuvas que caem na Serra do Tumucumaque. Neste momento, as águas do Rio Jari cresceram, invadiram e já atingiram 3,7 mil moradias, atingindo 8 mil pessoas, que estão desabrigadas em função da enchente do Rio Jari”.
Capiberibe destacou, ainda, que é preciso que a Defesa Civil agilize o atendimento. “É preciso acudir essa população que, neste momento, vive momentos de aflição, de um certo desespero, porque a enchente termina destruindo o pouco que essas pessoas têm”, finalizou.