O senador João Capiberibe (PSB/AP) esteve na tarde desta quarta-feira (25) com o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, para apresentar o PLS 325/2017, que institui a Gestão Compartilhada.
Lamachia gostou muito do projeto e afirmou que a OAB apoia integralmente o PLS 325/2017. “Gostei muito da ideia, esse é um dos poucos momentos que recebo um projeto e afirmo logo de pronto que tem o nosso apoio, estou encantado. É um projeto que transforma cada cidadão em fiscal dos recursos públicos, um projeto muito interessante de controle social, uma importante ferramenta contra a corrupção e a favor da gestão pública”, destacou.
O presidente da OAB ainda explicou ao senador Capiberibe sobre o projeto que ele esteve à frente quando era presidente da OAB do Rio Grande do Sul, chamado “Observatório Social”, que tem o mesmo princípio da Gestão Compartilhada, em que a sociedade civil exerce o controle social.
O senador Capiberibe explicou ao presidente Lamachia como surgiu o PLS 325/2017, uma evolução da Lei Complementar nº 131/2009, a Lei da Transparência, e lembrou da parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil. “A OAB sempre foi parceira do nosso mandato quando o assunto é transparência e controle social. É preciso aproximar o cidadão do poder público”, destacou Capi.
Capiberibe também mostrou ao presidente da OAB o aplicativo “Senador Capi” – já disponível para download nas versões IOS e Android – que é uma comunicação direta com a população. “Por meio do aplicativo, todas as minhas ações do mandato estão disponíveis à sociedade. Lá vão entender melhor o que é gestão compartilhada e como funciona na prática. É um exercício de cidadania e controle social”.
Ao final do encontro, Lamachia e o senador Capi combinaram um evento para ampliar a gestão compartilhada para os demais integrantes da OAB.