O Diário Oficial da União (DOU) traz nesta sexta-feira (13) a publicação da portaria nº 160, em que a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) autoriza a doação ao Estado do Amapá de um imóvel com área de mais de 33 mil metros quadrados para a construção do Hospital do Câncer de Barretos, na Zona Norte de Macapá, próximo à Rodovia Norte/Sul.
O senador Capiberibe recebeu com muita alegria essa notícia, pois ele a deputada Janete Capiberibe investiram cada um, por meio de emenda parlamentar, R$ 1,9 milhão para a construção de uma Unidade do Hospital do Câncer de Barretos no município de Macapá. “Estivemos no dia 13 de setembro tratando desse assunto na Secretaria de Patrimônio da União e nos informaram que no prazo de 10 dias a área para a construção do hospital estaria liberada. Sabemos da importância desse hospital para a população que precisa sair do Estado para fazer o tratamento no Hospital de Câncer em Barretos (Programa de Tratamento Fora de Domicílio – PTFD). Vamos continuar acompanhando de perto os próximos trâmites. Somos incentivadores dessa obra e a sua execução é sinônimo de atendimento de excelência e credibilidade”, afirmou o senador Capiberibe.
Oito parlamentares que representam o Amapá em Brasília destinaram por meio de Emenda Individual um total de R$ 22 milhões para construir esta obra que vai auxiliar no tratamento de pacientes com câncer. A verba será destinada diretamente para o Hospital do Câncer de Barretos. Já o terreno, será transferido pela União ao Estado do Amapá, que repassará para a entidade em São Paulo, responsável pelo empreendimento.
Vale lembrar que a portaria publicada hoje no Diário Oficial da União fixa o prazo de 12 meses para o início da construção do hospital e 24 meses para a sua conclusão, a contar da data da assinatura do contrato de doação. “A equipe do Hospital de Câncer de Barretos está pronta para iniciar as obras”, disse o senador Capiberibe.
Uma outra informação importante é que uma carreta toda equipada do Hospital do Câncer de Barretos chega ao Amapá agora no final do ano e vai percorrer todo o Estado fazemos exames de análise e diagnóstico, minimizando os riscos da doença.