Nesta sexta-feira (18), no Atalanta Hotel, às 18h, o senador João Capiberibe (PSB/AP) vai conversar com jornalistas, blogueiros e representantes da sociedade civil sobre o uso da tecnologia e da participação popular na criação da nova democracia. Além de ouvir as ideias sobre como melhorar as políticas públicas do Amapá, o senador Capiberibe vai apresentar uma iniciativa inovadora do seu mandato e pioneira do Estado do Amapá: o aplicativo chamado Senador Capi, que já está disponível para as versões android e IOS. O aplicativo funcionará com cinco eixos de funções distintas, mas com o mesmo objetivo: promover o controle social, a transparência e a participação popular, que são os pilares da Gestão Compartilhada.
“Mais uma vez estamos usando a tecnologia para resolver os problemas do cotidiano da população. Já usamos no meu mandato praticamente todas as redes sociais, como facebook, twitter, instagram, youtube e whatsapp. Por meio desses canais de comunicação, a população pode acompanhar, com transparência, o que fazemos, se tornando um agente fiscalizador, dentro de uma democracia direta. Acredito que quanto mais o cidadão acompanhar como é gasto o seu imposto, estaremos de fato combatendo a corrupção”, destacou Capiberibe.
E acrescentou: Com o aplicativo, estamos mostrando para a população que podemos buscar soluções para problemas do dia a dia, acompanhar obras, usar serviços que facilitam a vida do cidadão. E o melhor, o aplicativo é gratuito”.
Os cinco eixos do aplicativo são: Democracia Participativa, Cidade Colaborativa, Gestão Compartilhada, Transporte Coletivo e Notícias e Discursos. O campo Democracia Participativa foi criado para dar a oportunidade aos usuários de debaterem e receberem informações sobre os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. É uma forma de resgatar a representatividade política, criando um caminho rápido e direto de comunicação entre o eleitor e o parlamentar. Com essa ferramenta, o senador levará em consideração o que pensam os cidadãos, na hora de votar nas proposições legislativas de acordo com o retorno que irá receber das discussões ocorridas no aplicativo.
No eixo Cidade Colaborativa, o objetivo é facilitar a população a resolver os problemas da cidade.
Com essa ferramenta, os cidadãos poderão divulgar os problemas do seu município em uma “rede social” com o objetivo de chamar a atenção dos governantes, mostrando que existe um problema e que precisa resolvido.
Na prática, esse eixo funciona assim: alguém que tem um problema em sua cidade, como por exemplo, um poste com a luz queimada, essa pessoa poderá tirar uma foto do poste, marcar o local daquele problema com as coordenadas geográficas, e pedir apoio para os usuários do aplicativo. Por outro lado, os governantes podem, por meio do aplicativo, ter conhecimento do problema, além de serem notificados via e-mail sobre a denúncia realizada.
“Sem essa ferramenta os problemas levariam semanas, quem sabe meses para serem resolvidos. Isso porque os meios que a população possui para informar os problemas da cidade são burocráticos e muitas vezes não trazem o resultado esperado pelo denunciante”, explicou Capiberibe.
O terceiro eixo foi inspiração para a o nome do aplicativo – Gestão Compartilhada -, que está trazendo ótimos resultados por meio dos grupos de whatsapp. Por meio desse canal, os usuários poderão ver e analisar todas as emendas do mandato do senador Capiberibe, e ainda, poderão participar de grupos de debate sobre essas emendas, sendo informados em tempo real sobre o andamento das obras, dando a oportunidade da população de se manifestar sobre a execução dessas obras, facilitando o caminho para o acompanhamento da execução física e financeira de obras e recursos.
O eixo Transporte Coletivo tem o objetivo de ajudar a população do Estado do Amapá que dependem do transporte público coletivo, permitindo ao usuário que possa consultar como ir de um ponto da cidade ao outro, sabendo o ônibus que precisará pegar e o horário que ele passará perto da localização de interesse.
No eixo Notícias e Discursos o usuário vai achar os discursos do senador na tribuna do plenário no Senado Federal, novidades e notícias da atuação parlamentar em Brasília, Macapá e demais eventos pelo País.
“O aplicativo Gestão Compartilhada permite que cada cidadão se torne um agente fiscalizador e possa de fato participar da vida política do parlamentar e debater o que está acontecendo na política. Mais que uma ferramenta tecnológica, o aplicativo é um avanço para unir todos os poderes responsáveis pelas ações do País”, finalizou o senador Capiberibe.
Serviço:
Lançamento do aplicativo Gestão Compartilhada
Local: Atalanta Hotel: Av. Coaraci Nunes, 1148 – Centro
Horário: 18h