O chefe de gabinete do senador João Capiberibe (PSB/AP), Jardel Nunes, esteve nesta quinta-feira (27) com o secretário nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Marlon Carvalho Cambraia, para falar sobre o Plano de Emergência voltado para as políticas públicas do município do Oiapoque (AP).
Jardel explicou ao secretário que a população está precisando de socorro praticamente em todas as áreas de necessidade básica: saúde, educação, cultura, desporto e lazer, infraestrutura, desenvolvimento socioeconômico, agricultura, meio ambiente, cidadania, segurança pública, dentre outras.
“Gostaria de ver a possibilidade do Ministério da Integração Nacional enviar técnicos para uma visita “in loco” no município de Oiapoque para um diagnóstico das condições em que se encontram esse importante município brasileiro, que faz fronteira com a Guiana Francesa”, afirmou Jardel Nunes.
O chefe de gabinete entregou ao secretário uma carta que foi enviada ao senador João Capiberibe pela Sociedade Civil Unificada da Região do Oiapoque – Movimento Coletivo “Irmãos da Fronteira”, em que eles relatam tudo o que estão precisando para ter um mínimo de política pública municipal.
O secretário do MI, de posse da carta, afirmou que não envidar esforços para atender a demanda do senador Capiberibe. “Vou analisar todo o material e tentar fazer o quanto antes este diagnóstico no município do Oiapoque para que possamos discutir os melhores caminhos para futuras ações”.
Marlon também destacou que vai levar o pleito do município do Oiapoque para a reunião da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), que tem a coordenação do Ministério da Integração Nacional, onde participam também representantes de vários ministérios e sociedade civil organizada, para ajudarem a população desse importante município amapaense.
Oiapoque – O município do Oiapoque está localizado no extremo norte do Estado do Amapá. Sua área é de 22.625 Km 2 e sua população, de acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015, era de 24.263 habitantes.
Vale destacar que o município do Oiapoque é fronteira com Saint-Georges, na Guiana Francesa, e em março de 2017 foi inaugurada a ponte que liga o Brasil à Guiana Francesa, um pleito defendido pelo senador Capiberibe desde a concepção do projeto.