Brasília, 14/06/2017 – O senador João Capiberibe e a deputada federal Janete Capiberibe, ambos do PSB, receberam a visita do embaixador da Delegação da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, e da primeira Secretária da Sessão para Assuntos Políticos, Econômicos e de Informação, Maria Luisa Benitez-Donoso. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (14), no gabinete do senador Capi.
O objetivo da visita foi tratar da temática dos povos indígenas. “Enquanto diplomata, tenho interesse na perspectiva atual e nas dinâmicas das políticas com a sociedade. Temos total disponibilidade em relação às temáticas que sejam de interesse mútuo”, explicou o diplomata.
“Nós vivemos um período longo de democracia brasileira a partir da Constituição de 1988 e agora vivemos um retrocesso da rede de proteção. Há um poder invisível que controla o poder político. Estamos indo para o terceiro ano de crise política, sem que haja uma perspectiva de solução por parte do Congresso Nacional”, ressaltou o senador.
A deputada Janete lembrou a diligência realizada em dezembro de 2016, quando eurodeputados foram ao Mato Grosso do Sul para apurar violações de Direitos Humanos do povo indígena Guarani-kaiowá. Na época, os eurodeputados publicaram uma resolução e apelaram às autoridades brasileiras para que tomem medidas imediatas de resguardo dos direitos humanos dos indígenas. Eles condenaram os atos de violência contra os Guarani-kaiowá e pediram que fosse elaborado um plano de trabalho que priorizasse a demarcação de territórios reivindicados por aquele povo.
“Os eurodeputados tiveram a oportunidade de ouvir as comunidades indígenas em situação muito difícil. Os povos indígenas têm direito à demarcação de terras. O poder público federal é o responsável e este direito não está sendo cumprido. Além do mais, os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário estão sendo violados”, alertou Janete.
A socialista defende barreiras humanitárias que possam pressionar pelo cumprimento dos acordos e pela garantia dos direitos humanos. “Não se pode comercializar o que o País produz com derramamento de sangue dos povos originários, indígenas, quilombolas, assentados, povos tradicionais”, explicou.
O embaixador João Gomes Cravinho lembrou a importância de uma visita dos parlamentares socialistas ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, até mesmo para falar da temática indígena. O senador Capi e a deputada Janete estão analisando o melhor momento para a viagem, já adiada em função da instável conjuntura política no Brasil. O embaixador ressaltou que vai retomar o grupo “Diplomatas Amigos dos Povos Indígenas, composto por diplomatas de vários países.
Ao final da reunião, o senador Capi pediu ao embaixador apoio a um projeto para o abril indígena de 2018, para dar maior visibilidade à causa indígena que, na opinião do senador, está intimamente ligada à causa ambiental.
Diretas Já – O senador Capiberibe explicou a proposta de Eleições Diretas Já, movimento do qual é coordenador. Ele explicou a importância desta mobilização cidadã como solução para a crise política, ética e econômica que o País passa nesse momento.
O embaixador quis saber detalhes da iniciativa e sobre os projetos legislativos que tratam do tema no Congresso Nacional.