Senador Capiberibe participou nesta terça-feira (13) do XIV Seminário LGBT do Congresso Nacional, que este ano traz o tema “Cidadania TRANS – Nossas vidas importam”. O evento foi realizado em conjunto com as Comissões de Direitos Humanos e Minorias, de Cultura, de Legislação Participativa, de Educação e de Seguridade Social e Família. A iniciativa visa debater a realidade, políticas públicas e iniciativas que atendam as demandas da comunidade LGBT, seguimento importante e relevante da sociedade brasileira.
Na ocasião, Capiberibe destacou que apoio o movimento e assumiu o compromisso de impulsionar o Projeto de Lei que está parado no Senado que criminaliza a homofobia. “Vamos analisar o projeto e reunir forças”.
Capi falou também da importância da união dos movimentos sociais com as lideranças políticas. “Vamos lutar pelas Diretas Já. Precisamos renovar essa Casa. Estamos juntos nessa luta pela manutenção de direitos”.
Realizado anualmente, o Seminário LGBT do Congresso Nacional discute Identidade de gênero, LGBTfobia, difamação nas redes sociais e ações para deter o preconceito. Depois de discutir o ódio como “emoção política”, em 2015, o evento trouxe para o Parlamento, em 2016, novo enfoque para discutir os preconceitos e a intolerância com as diferenças. Em 2017, o evento debate a importância de cada vida humana, mas especialmente daquelas sobre as quais pesam o preconceito, a violência, a negação da sociedade em quase todos os campos, incluindo o mercado de trabalho e o acesso à educação.
fotos: Guilherme Martimon