O Amapá, em 2015, numa pontuação de zero a dez, ficou com 2,46 e ano passado 2016 subiu para 3,10 nos indicadores de transparência nas contas públicas das Prefeituras. No caso da capital, Macapá ficou na vigésima segunda posição, com 6,20 pontos, em nível nacional, tendo apresentado melhora em relação ao ano anterior, quando atingiu somente 4,30. O Governo do Amapá, segundo a pesquisa, ocupa a vigésima posição entre todos os estados e o Distrito Federal, com 8 pontos, sendo que em 2015 a pontuação foi de 5,80.
Segundo a pesquisa coordenada pela Câmara de Combateà Corrupção do Ministério Público Federal (MPF), o Amapá ocupa os últimos lugares no ranking da transparência. Isso não é nada bom: quanto menos transparência, mais corrupção.
Nesse sentindo, o senador João Capiberibe (PSB), autor da Lei da Transparência, e a deputada Janete Capiberibe trabalham para tornar mais transparente a aplicação dos recursos públicos. A Gestão Compartilhada surge como uma alternativa da sociedade para evitar o desperdício do dinheiro e combater a corrupção. É uma metodologia de controle social que permite à população acessar informações dos gastos públicos.
Quer saber mais?
Anota aí. Dia 26 de maio, ocorrerá na Universidade Estadual do Amapá (Ueap) o Seminário Gestão Compartilhada: Inovação e Arte. Neste encontro você pode tirar dúvidas e, ao mesmo tempo, ser protagonista desse novo modelo de controle social.
Veja programação geral do evento Gestão Compartilhada que ocorrerá dia 26 de Maio.
8h30 – Colóquio “Transparência e Controle Social”
Local: Auditório do curso de Letras da Unifap
14h30 – Seminário “Gestão Compartilhada: inovação e tecnologia”
Local: Auditório da UEAP
18h – Mostra Cultural
Local: Área interna da UEAP
Para participar da mostra cultural, acesse o link e faça sua inscrição:
http://bit.ly/InscriçãoGestãoCompartilhada
O evento está sendo promovido pelos mandatos do senador João Capiberibe, da deputada federal Janete Capiberibe, Fundação João Mangabeira (FJM) e Partido Socialista do Amapá (PSB).