No máximo em agosto a rede pública de saúde do Estado estará realizando procedimentos cirúrgicos utilizando a videolaparoscopia. Três aparelhos foram comprados recentemente pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a partir de emenda do senador João Capiberibe, e as empresas aguardam somente a conclusão dos trâmites burocráticos para que eles sejam entregues.
Pelo método tradicional, o paciente fica internado por até duas semanas ,quando faz procedimentos cirúrgicos como retirada da vesícula, baço ou apêndice, hernias do abdômen, entre outros. Com a videolaparoscopia, em 48 horas o paciente é liberado, evitando risco de infecção hospitalar, já que não há a necessidade de grandes incisões, garantindo um tempo menor para a recuperação, menos incômodos e reduzindo os custos com sua internação.
A emenda
O senador João Capiberibe destinou em 2015 emenda no valor de R$ R$ 5.132.410,00 para a aquisição de material e equipamentos para o Hospital das Clínicas Alberto Lima. “Quem ganha com isso é a população do nosso Estado, que passará a ter um atendimento mais humanizado. Agora, cabe a sociedade fiscalizar para que esses equipamentos sejam usados com responsabilidade”, destacou o senador.
Os trâmites
De acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Licitação da Sesa, Hailton Júnior, todos os trâmites relativos à licitação já foram concluídos. O passo seguinte é encaminhar para publicação no Diário Oficial do Estado a ata do certame. Após isso a Coordenação de Assistência Hospitalar faz o pedido de empenho para o setor financeiro da Sesa. Como o recurso está na conta do governo basta que o secretário de Saúde autorize o pagamento.
Nova licitação
Dos 72 itens previstos na licitação, 28 não obtiveram sucesso por questões técnicas relativas ao processo licitatório. A CPL/Sesa já vai dar encaminhamento para que seja publicada nova licitação com cotação de preço para adquirir os itens que faltaram.
Outros equipamentos
Na relação dos equipamentos comprados com a emenda do senador Capiberibe estão: dois aparelhos autoclaves hospitalares horizontais, um autoclave por plasma de peróxido de hidrogênio, duas lavadoras termodesinfectoras, dois autorrefratores com ceratometria, um aparelho retinógrafo, um bisturi elétrico, um aparelho de laser para oftalmologia, um microscópio especular de córnea, duas lâmpadas de fenda, uma fotocoaguladora a laser, dois carros de emergência, 38 camas hospitalares tipo fawler mecânica, um aparelho de ultrassom oftalmológico, dois microscópios cirúrgicos, um parelho de ultrassom diagnóstico, dois eletroencefalógrafos, cinco sistemas Holter – analisador e gravador, quatro espirômetros, dois cardioversores, um eletrocardiógrafo, um aparelho de bisturi ultrassônico, dois colposcópios, oito carros-maca avançados, um microscópio cirúrgico, três focos cirúrgicos de teto com iluminação por LEDs, quatro serras/ perfuradoras ortopédicas (Drill), seis aparelhos de anestesia, seis mesas cirúrgicas elétricas, um aparelho de raios-x móvel, seis endoscópios.
Gestão compartilhada
Tanto as emendas do senador Capiberibe quanto as emendas da deputada federal Janete estão sendo acompanhadas pelo programa Gestão Compartilhada, que divide com o cidadão o passo a passo do que é feito com estes recursos independentemente da área para o qual foi destinado.