Na tarde desta sexta-feira, 17, o senador João Capiberibe (PSB), o secretário de Estado da Infraestrutura, João Henrique Pimentel e equipe da Seinf, visitaram as obras de reforma e ampliação do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), que irá receber mais de R$ 5 milhões em equipamentos e materiais, adquiridos com recursos de emenda do parlamentar.
O senador visitou as dependências do hospital, sendo informado pelo secretário e técnicos sobre a destinação de cada ambiente e onde os equipamentos serão instalados, e ainda sobre os entraves que estão dificultando a finalização das obras. A preocupação de Capiberibe, neste momento, é que as obras acelerem, já que a aquisição dos equipamentos e materiais se encontra em fase final.
“Pelas informações repassadas pela secretaria de saúde, a licitação já foi realizada e estaria apenas aguardando a homologação pela procuradoria Geral do Estado”, disse Capiberibe.
Ao cobrar maior celeridade da obra, Capiberibe ponderou: “Esses equipamentos e materiais são importantíssimos para melhorar o atendimento à população. Precisamos dotar de todos os meios para garantir a instalação e a conservação dos mesmos”
O secretário João Henrique disse que vai fazer levantamento dos recursos e entraves para que a obra seja acelerada e concluída. “Nós vamos fazer um cronograma para que possamos entregar esta obra o quanto antes”, disse o secretário. Capiberibe sugeriu que sejam incluídos os técnicos da Seinf em grupo de WhatsApp criado para fazer a Gestão Compartilhada da Saúde.
“A sociedade tem que ter conhecimento, por meio da Gestão Compartilhada, do que o Estado está adquirindo e para onde vão esses materiais”, completou.
A obra
A reforma e ampliação do HCAL foi iniciada na gestão do ex-governador Camilo e vai contemplar, novos leitos, novos ambulatórios, residência médica, novos centros cirúrgicos e leitos de UTI.
Emenda parlamentar
A emenda no valor de R$ 5.117.410,00 que serão destinados para a compra de dois aparelhos autoclaves hospitalares horizontais, um autoclave por plasma de peróxido de hidrogênio, duas lavadoras termodesinfectoras, dois autorrefratores com ceratometria, um aparelho retinógrafo, um bisturi elétrico, um aparelho de laser para oftalmologia, um microscópio especular de córnea, duas lâmpadas de fenda, uma fotocoaguladora a laser, dois carros de emergência, 38 camas hospitalares tipo fawler mecânica, um aparelho de ultrassom oftalmológico, dois microscópios cirúrgicos, um parelho de ultrassom diagnóstico, dois eletroencefalógrafos, cinco sistemas Holter – analisador e gravador, quatro espirômetros, dois cardioversores, um eletrocardiógrafo, um aparelho de bisturi ultrassônico, dois colposcópios, oito carros-maca avançados, três sistemas de vídeos laparoscopia/endoscopia rígida, um aspirador ultrassônico/ bisturi ultrassônico, um microscópio cirúrgico, três focos cirúrgicos de teto com iluminação por LEDs, quatro serras/ perfuradoras ortopédicas (Drill), seis aparelhos de anestesia, seis mesas cirúrgicas elétricas, um aparelho de raios-x móvel, seis endoscópios.