O senador João Capiberibe (PSB/AP) esteve na tarde desta quarta-feira (1) no Ministério de Relações Exteriores para a troca de notas verbais relativas à ponte sobre o Rio Oiapoque. Do lado brasileiro, o ministro José Serra e do lado francês, o embaixador Laurent Bili.
“Após 20 anos depois da decisão da construção da ponte por parte do Brasil e da França, finalmente acontecem os trâmites finais, mas ainda sem data para inauguração da ponte binacional que liga o Amapá à Guiana Francesa, municípios de Oiapoque e Saint George”, afirmou o senador Capiberibe.
Apesar das obras terem sido concluídas em 2011, a ponte ainda não pôde entrar em operação, pois a abertura parcial precisa do licenciamento definitivo por parte do Ibama e a abertura definitiva da finalização das obras do pátio aduaneiro e o estabelecimento da representação institucional na nova estrutura, como Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Receita Federal, entre outros órgãos.
A ideia é que aconteça primeiramente a abertura parcial da ponte, em uma primeira etapa, para permitir o tráfego da população local, com veículos de passeio ou a pé. Usando temporariamente a estrutura atual de controle de fronteira.
O ministro José Serra afirmou que hoje aconteceu um ato simbólico de recebimento definitivo da ponte, confirmando o compromisso assumido com parlamentares do Amapá em junho de 2016. “Assumi o compromisso de fazer o possível para acelerar a abertura da ponte e a primeira etapa indispensável para isso é a troca de notas que acabamos de efetuar”, destacou.
Ponte – A ponte sobre o Rio Oiapoque foi realizada ao custo de R$ 71 milhões, compartilhado em 50% com o Governo da França. Tem 348 metros de comprimento e 13,7 metros de largura e liga o Amapá e a Guiana Francesa.