O senador João Capiberibe esteve nesta quarta-feira (9) com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar do plano de expansão do atendimento de radioterapia no Serviço Único de Saúde (SUS), projeto lançado pelo Ministério da Saúde em 2012, que ampliará os serviços em Macapá. O objetivo do projeto é fortalecer as ações do Programa Nacional de Controle do Câncer do colo de útero e mama, além da ampliação e qualificação da Assistência Oncológica no SUS.
Cabe ao Ministério da Saúde adquirir o equipamento de radioterapia utilizado no tratamento de câncer e apresentar o projeto de construção de um local específico destinado a abrigar o equipamento, garantindo a segurança dos pacientes e profissionais. Vale ressaltar que o terreno para a construção e instalação desse equipamento é de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Amapá – SESA.
Para isso, o projeto já foi aprovado na Vigilância Sanitária Estadual e se encontra agora na Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEM, do Ministério da Ciência e Tecnologia.
A obra ficará em torno de R$ 2,5 milhões e o equipamento de radioterapia em aproximadamente US$ 606 mil dólares. O programa do Ministério da Saúde está implantando esses equipamentos em 80 hospitais do país, sendo que um deles será destinado ao Hospital de Especialidade Dr. Alberto Lima – Hcal, em Macapá.
“O ministro da Saúde me sinalizou que dará agilidade à essa obra. A previsão é que ela tenha início em abril de 2017 e entre em operação em maio de 2018”, destacou o senador Capiberibe.
Assessoria de Comunicação /MS