O senador João Capiberibe e a deputada Janete visitaram, neste sábado, 05, a senhora Madalena da Silva Souza – viúva de Raimundo dos Santos Souza, o mestre Sacaca. Um dos assuntos que se destacou na conversa foi sobre o Centro de Cultura Negra do Amapá, que hoje se encontra abandonado. Do bate-papo surgiu a ideia da criação de um grande movimento popular para revitalizar esse importante espaço cultural.
Mas se mestre Sacaca marcou seu tempo como um grande erveiro, Dona Madalena também fez história. Matriarca de uma numerosa família – dez filhos entre biológicos e adotados – ela foi a primeira miss Amapá. Isso com apenas 17 anos.
Das muitas lembranças, o senador recordou-se que, quando assumiu a Secretaria de Agricultura do Estado, levou Sacaca para trabalhar com ele e juntos criaram um programa de ensino sobre as ervas medicinais destinados às escolas, inclusive com o plantio de mudas. “Isso era um avanço para a época e gerou uma certa polêmica”, enfatizou.
Mas o Centro de Cultura Negra foi o eixo principal dessa conversa sobre o passado, mas também sobre o futuro. Lembraram-se das lutas para a construção, dos momentos festivos, das danças, dos batuques, da celebração à cultura negra – muito diferente do abandono em que se encontra atualmente.
“A solução é criar um movimento que tenha legitimidade para debater o problema com a comunidade e com o governo. Do contrário, a Justiça pode tomar o prédio, que hoje é administrado pela União dos Negros do Amapá, para quitar dívidas”, comentou o senador.
A deputada Janete sugeriu que seja criado um grupo de WhatsApp para debater exclusivamente este problema. “O centro é um patrimônio da cultura negra e todos precisam se unir para defender este espaço de fundamental importância para nossas manifestações culturais”, argumentou.
Uma das propostas feita pelos parlamentares socialistas, para ser debatida dentro desse movimento, é a devolução do Centro de Cultura Negra ao Governo do Estado – ele foi construído no governo João Capiberibe – para que ele possa receber recursos de emenda parlamentar destinados à sua revitalização.