Aos 91 anos, o aposentado Eulalio Nery lembra com detalhes do tempo que era inspetor escolar do Ginásio Amapaense, que mais tarde se chamaria Colégio Amapaense.
E foi nesse clima de saudosismo e história que ocorreu o encontro dele e da esposa Odemira com o senador João Capiberibe e a deputada Janete. Detalhe: os dois conheceram Eulalio quando estudavam no Colégio Amapaense.
Mas, a história desse simpático inspetor poderia ter acabado no dia 21 de janeiro de 1958. No dia anterior ele partiu de avião, juntamente com o piloto Hamilton Siova, o deputado Coaracy Nunes e o promotor Hildemar Maia, com destino ao Carmo do Macacoary para participar da festa em louvor a São Sebastião.
No entanto, no dia seguinte, ele decidiu ficar na comunidade e curtir mais a festa e minutos após o avião levantar vôo ele caiu após bater em uma árvore. “Foi um dia muito triste para todo o Amapá e para mim que era amigo de todos”, lembrou.
Como inspetor acompanhou alunos que mais tarde virariam figuras importantes da história do Amapá, como Mário Quirino da Silva. “Ele foi aluno, professor e diretor da escola”, recordou Eulalio. Quando perguntado sobre como era o comportamento dos estudantes João Capiberibe e Janete, Eulalio confessou que estavam dentro da média.
Casado há quase 60 anos com a senhora Odemira Nery, Eulalio tem muitas histórias para contar. Uma memória viva do Colégio Amapaense. “Fui da segunda turma de enfermagem formada pela professora Ana Nery”, frizou Odemira.
“Nas manhãs de sábado eu e Janete estamos visitando amigos, ouvindo histórias e aprendendo mais sobre a história do Amapá que não está nos livros e sim na memória desses pioneiros”, destacou o senador.