O senador João Capiberibe (PSB) recebeu no início da noite desta segunda-feira, 24, em seu gabinete, em Macapá, a visita da prefeita eleita de Oiapoque Maria Holanda (PSDB). Na oportunidade, o senador socialista informou que o município irá receber no ano que vem, recursos de emendas de sua autoria para a construção de uma fábrica de bloquetes e aquisição de equipamentos para as unidades básicas de saúde.
“Esses recursos estão na conta do governo do Estado por conta que o município encontra-se inadimplente. Como as nossas emendas são acompanhadas através da Gestão Compartilhada, onde fazemos o acompanhamento do passo a passo do recurso, nós temos a garantia da boa execução do dinheiro público”, explicou o senador.
No encontro, o senador repassou informações das receitas que o município recebeu este ano, como IPVA, ICMS e repasses federais que totalizaram pouco mais R$ 17 milhões. Capiberibe também informou que Oiapoque tem atualmente 10 inadimplências o que impossibilita à gestão municipal de receber outros recursos.
“A situação do município é triste. Os servidores estão há dois meses com salários atrasados. As aldeias indígenas sofrem com a falta de energia, passarelas, e outros serviços básicos”, informou a prefeita.
O senador disse que em fevereiro de 2017, o mandato do parlamentar socialista irá realizar um seminário para capacitar as novas equipes das prefeituras para ajudar na captação e execução de recursos, principalmente, oriundos do Calha Norte e da Caixa Econômica Federal. “Coloco à disposição técnicos do meu gabinete para ajudar a sua gestão”, se comprometeu Capiberibe.
A prefeita reconheceu o trabalho que o senador Capiberibe vem realizando em prol do Estado do Amapá. “O senador Capiberibe foi o que mais repassou dinheiro para Oiapoque. A construção do bloco da Universidade Federal do Amapá em nossa cidade é a prova disso. Só temos à agradecer”, finalizou a prefeita.