Na manhã desta sexta-feira, 7, o senador João Capiberibe e a deputada Janete, ambos do PSB, receberam representes do Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda (SindFazenda), no Amapá que vieram pedir apoio dos dois parlamentares. A categoria luta pelo plano de cargos e salários, bem como pelo pagamento e bonificação.
De acordo com Danilo Gurjão, representante do SindFazenda no Amapá, a preocupação dos servidores administrativos é que o Projeto de Lei nº 5864, de 2016, do Poder Executivo, que dispõe sobre a Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil não os contemplam, embora eles desenvolvam atividades semelhantes à dos auditores e de outros profissionais da Receita.
“A parte administrativa é a que mais trabalha, porém, ficam sem o bônus. Fora isso há disparidade salarial enorme. Enquanto um auditor ganha R$ 21 mil, por exemplo, um servidor administrativo, ganha R$ 4 mil. Queremos um salário justo por nossas atividades”, destacou Danilo.
Sobre esse assunto a deputada Janete Capiberibe informou que vai procurar o deputado federal Júlio Delgado (PSB/MG), que é o presidente da Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 5864, bem como relator da matéria Wellington Roberto (PR/PB). “Vamos nos inteirar do assunto e fazer o que estiver em nosso alcance para que ele seja aprovado contemplando os anseios de todos”, destacou a parlamentar.
Por sugestão do senador Capiberibe foi criado um grupo de whatsapp para que todos os interessados neste projeto acompanhem a movimentação do mesmo. “Isso é o que chamamos de gestão compartilhada onde o cidadão pode fazer o acompanhamento daquilo que é do seu interesse de forma rápida, simples e eficiente. O abastecimento das informações será feito pelo gabinete da deputada Janete e depois pelo meu gabinete quando a matéria chegar ao Senado”, explicou Capiberibe.
Participaram do encontro com o senador e com a deputada os seguintes servidores: Auxiliadora Reis Valente, Danilo Jacques, Selma Regina Ferreira, Marcelino Gurjao e Délcio Magalhães.