O senador João Capiberibe (PSB-AP) defendeu a transparência e o controle social dos gastos públicos. Ele lembrou um caso ocorrido em seu estado que comprova a eficácia da participação da comunidade na aplicação do dinheiro público.
De acordo com o senador, em 2013, ele apresentou um projeto ao Ministério da Integração, garantindo R$ 16 milhões para obras que beneficiariam um assentamento de hortifrutigranjeiros no Amapá.
Entre as benfeitorias em execução estão a pavimentação asfáltica de seis quilômetros da área, a construção de três fábricas para a comunidade, além de um mercado para o produtor e toda a infraestrutura necessária para a viabilização do projeto.
Capiberibe disse que a participação da população por meio de um grupo de whatsapp tem feito com que a comunidade fiscalize as obras.
– Os tijolos são contados pela comunidade. A qualidade do serviço é fiscalizada pela comunidade e comunicada pela rede whatsapp. Então há um controle social de cada centavo do dinheiro. E aí para ampliar ainda mais o controle social foi criada uma página no facebook.
Fonte: Agência Senado