Conversa revela posicionamento de Fabiano Silveira em relação à condução da Operação Lava Jato
O senador João Capiberibe (PSB/AP) protocolou nesta segunda-feira (30/05) na Comissão de Transparência e Governança Pública (CTG) do Senado Federal, requerimento para que seja convocado o ministro de Estado da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Augusto Martins Silveira, para prestar informações sobre os áudios de diálogos publicados pela mídia e que relatam seu posicionamento crítico e contrário à Operação Lava Jato, além de conselhos dados a investigados na operação. O objetivo é que o ministro seja ouvido já na quarta-feira (01/06) em uma reunião extraordinária da CTG.
No dia 29 de maio, o programa Fantástico, da TV Globo, divulgou trechos da gravação de conversa mantida no mês de fevereiro pelo atual ministro Fabiano Silveira, com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ex-presidente da Petrobras Transporte S.A. – Transpetro, subsidiária da Petrobrás, Sérgio Machado.
Da gravação, é possível inferir que o ministro Fabiano Silveira, que ocupava então o cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), orienta os demais interlocutores sobre como procederem em relação aos atos praticados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), no âmbito da “Operação Lava Jato”, que apura a prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por autoridades, políticos e empresários – corrupção essa que acarretou o desvio de bilhões de reais dos cofres da Petrobrás.
Foto:Reinaldo Ferrigno / Agência Senado