O senador João Capiberibe (PSB-AP) fez nesta quarta-feira (18) uma comparação entre o presidente interino, Michel Temer, e o primeiro presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca (1889-1891).
Segundo o senador, não são poucas as semelhanças entre eles. Capiberibe lembrou que, em 1889, o marechal liderou “uma quartelada” e destronou Dom Pedro II, que era seu amigo. Tanto Temer quanto Deodoro, apontou o senador, não precisaram de votos para “ocupar o trono”. Ambos também não fizeram questão de mulheres em suas equipes.
Capiberibe destacou que na época de Deodoro os analfabetos foram impedidos de votar. O senador se disse receoso com a possível diminuição de direitos dos trabalhadores patrocinada pelo governo Temer. Capiberibe ainda acrescentou que os setores mais conservadores da sociedade apoiaram Deodoro e agora também apoiam Temer.
— São tantas as semelhanças entre Deodoro e sua turma lá do século 19 e a turma do Temer aqui do século 21, que fico sem entender quem cruzou a barreira do tempo: se o Marechal que chegou de volta ao futuro ou Temer que mergulhou profundamente no passado — disse Capiberibe, em Plenário.
Fonte: Agência Senado