Os senadores João Capiberibe (PSB/AP) e Paulo Paim (PT/RS) estiveram na tarde desta terça-feira (26) com o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, para falar sobre a Proposta de Emenda Constitucional nº 20/2016 que propõe que um novo presidente e vice-presidente sejam eleitos ainda em 2016, nas eleições de 2 de outubro, coincidindo com as eleições para prefeitos e vereadores.
O presidente da OAB foi simpático à proposta e afirmou que “estamos precisando de diálogo, de estadistas”. Ele destacou que a Ordem dos Advogados do Brasil não se pauta por movimentos políticos e que acredita que a sociedade brasileira clama por equilíbrio. Acrescentou, ainda, que toda solução que reforça a democracia tem que ser considerada. “É preciso buscar uma alternativa para enfrentar os obstáculos que estão por vir e que tenha base na constituição e reforço na democracia”.
O senador Capiberibe acredita nas instituições, que assim como a OAB, possam promovem a discussão em torno do tema, já que na opinião dele, o Congresso Nacional está debilitado e com uma representação política enfraquecida. “Estamos em busca da construção de um novo processo, devido à tensão que a sociedade está vivendo. A soberania popular tem que ser respeitada e acreditamos na PEC nº 20 e na construção de um pacto que seria confirmado nas urnas.
Foto: Eugênio Novaes / CFOAB