O senador João Capiberibe (PSB/SP) apresentou nesta terça-feira (8) requerimento no Conselho de Ética do Senado Federal, ao qual é membro, solicitando que por intermédio do presidente do Conselho, encaminhe ofício ao ministro Teori Zavascki, relator no Supremo Tribunal Federal dos processos relacionados à chamada “Operação Lava-Jato”, requerendo o acesso ao inteiro teor da proposta de colaboração premiada oferecida pela defesa do Senador Delcídio do Amaral.
No último dia 3 de março, a revista IstoÉ noticiou que a defesa do ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral, teria ofertado ao Supremo Tribunal Federal (STF) proposta de delação premiada. A revista divulgou, ainda, trechos que estariam contidos nessa proposta. Vale lembrar que o Conselho de Ética do Senado abriu processo por quebra de decoro parlamentar contra Delcídio do Amaral e o senador Telmário Motta (PDT/RR) é o relator desse processo.
“Uma vez que os termos da proposta de colaboração já foram amplamente noticiados em toda a imprensa, creio que não há mais se falar em sigilo, de modo que a proposta deve ser compartilhada com o Conselho, sem prejuízo da punição criminal de quem promoveu a indevida divulgação dessas informações”, justificou Capiberibe.
Foto: Waldemir Barreto-Agência Senado