Durante sessão solene realizada na manhã de hoje em homenagem às mulheres que resistiram às várias violências no contexto da ditadura militar e civil, realizada no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, o senador João Capiberibe ressaltou a importância da sua companheira de vida e de luta, deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), uma das homenageadas. A sessão foi proposta pela deputada Luizianne Lins (PT/CE).
“A deputada Janete Capiberibe foi fundamental para que eu estivesse aqui hoje me dirigindo a vocês. No meu livro, Florestas do meu Exílio, eu conto uma parte do roteiro da nossa história. Resistimos e lutamos para que hoje tivéssemos um país mais democrático, pois não temos tradição democrática e, sim, um país organizado por poucos e para poucos”.
Capiberibe também destacou que a sociedade de hoje é autoritária, de exclusão social e de dependência externa. “Não podemos aceitar a paralização dos avanços da democracia, de descontruir direitos que custou vidas de muitas mulheres. Precisamos aprender a nos respeitar”.