Relatora vota pela transformação do Indicativo do senador João Capiberibe em requerimento e senadores pedem vistas coletivas
A República Árabe Saharauí foi um dos temas discutidos hoje (12) na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal. O senador João Capiberibe tinha apresentado o Indicativo nº 3/2015, no qual nos termos do Art. 224 do Regimento Interno do Senado Federal, ele sugere ao governo brasileiro que adote medidas relativas ao reconhecimento diplomático da República Árabe Saharauí Democrática (Saara Ocidental), além de providenciar cooperação humanitária e estabelecer representação oficial daquela nação no Brasil.
Como relatora, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/ AM), defendeu a transformação da Indicação nº 3, de 2015, em Requerimento de Informações ao Ministro de Estado das Relações Exteriores. Em uma das justificativas do seu voto, a senadora explica que “todo o sistema internacional rejeita fortemente a ocupação, e não reconhece a legalidade da anexação do Saara Ocidental por parte do Marrocos, sendo esta ocupação o último caso de descolonização constante da agenda da Organização das Nações Unidas, motivo pelo qual reforça-se a necessidade de uma manifestação do Governo brasileiro sobre o assunto e a informação a este Congresso Nacional para que possa atuar diligentemente na colaboração com sua política externa”.
O tema voltará à pauta da CRE da semana que vem para atender também ao pedido de vistas coletivas, feito pelos senadores Cristovam Buarque (PDT/DF) e Jorge Viana (PT/AC).
Foto: Reinaldo Ferrigno