Recebi e Repasso
#FiscalizaBr
Vivemos um momento de mudanças na prática política no Brasil. Não a como esquecer o mês de junho de 2013, quando milhões de pessoas foram às ruas empunhando diversas bandeiras, mas a mais óbvia era a desesperança com o cenário político no país.
Ficou claro, naquele momento, que cada um de nós faz a diferença. Se formos Clarices, Raimundas, Pedros, Joões, podemos todos formar um conjunto de pessoas antenadas e preocupadas com o País.
Não podemos admitir braços cruzados.
Nossas abaladas instituições não são suficientes para nos indicar o caminho. Mas nós, cidadãos, sabemos que o caminho é o da ética e dos avanços sociais.
É chegada a hora de uma agenda proativa. É chegada a hora de exercermos efetivo controle social dos impostos que pagamos.
É chegada a hora de fiscalizarmos as despesas públicas e criarmos uma rede capaz de cobrir cada pedaço de chão desse país.
Assim coibiremos a corrupção antes que aconteça.
O que é o #FiscalizaBr e a que veio
O Movimento #FiscalizaBr é uma ação de cidadania que chama os brasileiros a lutarem, independentes de partido, classe social ou religião, para pôr freio à corrupção, que corrói, desde sempre, as entranhas dos governos.
É uma proposta simples, que depende da vontade dos que desejam um Brasil de respeito e dignidade.
Quem pode e como deve participar
Os grupos de fiscalização e acompanhamento dos gastos públicos podem ser formados entre familiares, vizinhos, colegas de trabalho, de sala de aula, donas-de-casa acostumadas a gerenciar orçamentos apertados, aposentados e aposentadas, torcedores de futebol, integrantes de escolas de samba, sindicalistas, militantes de partidos políticos, adeptos de todas as religiões, ativistas de movimentos sociais, todos e todas, que se disponha a dialogar com uma, duas ou mais pessoas para começarem a acompanhar, pelos portais de transparência, o que os governantes fazem com a montanha de dinheiro que pagamos em impostos e taxas.
Onde buscar a informação
Essa possibilidade passou a existir a partir da entrada em vigor da Lei Complementar 131/2009 (Lei da Transparência), que obrigou os gestores públicos a publicar na internet, em tempo real, informações detalhadas das receitas e despesas.
Para atender as exigências da nova Lei, os órgãos públicos dos municípios, estados, Distrito Federal e União, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, criaram os portais de transparência, onde publicam suas contas detalhadas.
Essas informações estão diante dos nossos olhos, na tela dos computadores, ou na telinha do celular.
Informações verdadeiras acreditem!
Estão disponíveis a um clique, resta-nos usá-las corretamente.
Por isso, o Movimento #FiscalizaBr chama as pessoas a formarem pequenos grupos para pesquisar nos portais de transparência os preços praticados pelos governos, compará-los com os que pagamos no dia-a-dia e compartilharmos o resultado com a rede de grupos.
Quem é o chefe? Em que endereço?
Não tem chefe! Para funcionar, não é necessário sede ou local fixo. É suficiente que os grupos se reúnam para fiscalizar como o dinheiro dos nossos impostos está sendo gasto e compartilharem com outros grupos. Agindo assim, vamos frear a corrupção, e mais, vamos melhorar a qualidade dos gastos públicos e, consequentemente, a vida de todos.
Advertência!
Ao suspeitar de mau uso do dinheiro público ou descumprimento da Lei da Transparência, recorra ao promotor da sua cidade. Lembre-se: o Ministério Público é o guardião da lei.
Mãos à obra!
Chame mais gente para navegar nos portais abaixo!
Sucesso!
A seguir os endereços de alguns portais:
www.portaldatransparencia.gov.br
http://www.transparencia.mg.gov.br/
http://www.transparencia.rj.gov.br/
http://www.transparencia.rs.gov.br
http://www.transparencia.ap.gov.br/
http://www.transparencia.es.gov.br
http://www.transparencia.df.gov.br/
http://www.transparencia.pe.gov.br
http://transparencia.pb.gov.br/