Representantes da Direção Nacional da Juventude Socialista Brasileira (JSB) reuniram-se, nesta terça-feira (25/06), com a bancada de senadores do partido, em Brasília, para debater ações conjuntas no Congresso Nacional em relação a temas de interesse dos jovens brasileiros, como a redução da maioridade penal, entre outros.
No encontro, ficou acertado que a bancada socialista no Senado vai pedir o arquivamento da PEC 171, que reduz a maioridade penal, aprovada na Câmara e discutir outras alternativas legislativas para a questão, levando em conta as conquistas já consagradas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os dirigentes da JSB se comprometeram, também, em desenvolver ações de mobilização dos jovens para uma atuação mais firme na CPI do Assassinato de Jovens, presidida pela senadora Lídice da Mata (PSB/BA), e na CPI do Futebol, presidida pelo senador Romário (PSB/RJ) e em estimular o debate sobre a implantação de mecanismos de fiscalização das contas públicas, de acordo com o previsto na Lei da Transparência, de autoria do senador João Capiberibe (PSB/AP).
No encontro, os dirigentes da JSB e os senadores socialistas debateram, também, alguns aspectos da atual conjuntura política e reforçaram a necessidade do partido, em todas as suas instâncias, defender a posição de independência propositiva, adotada pela Direção Nacional, em novembro de 2014, se colocar como uma alternativa à polarização PT-PSDB e
construir um projeto de país baseado em propostas concretas, dialogando com todos os setores da sociedade. “Queremos construir essa alternativa, nos termos que o saudoso Eduardo Campos defendia”, afirmou o Secretário Nacional da JSB, Tony de Siqueira Sechi.
O líder da bancada no Senado, senador João Capiberibe (PSB-AP), ressaltou a importância do encontro e a importância de se dialogar com a juventude: “A juventude é um celeiro de renovação do partido. Tenho alegria e satisfação em conversar com os jovens militantes, são neles que vejo um futuro melhor para o país”, afirmou.
Participaram do encontro, os senadores João Capiberibe (AP), Lídice da Mata (BA), Romário (RJ), Fernando Bezerra Coelho (PE) e Roberto Rocha (MA) e Paulo Paim (PT-RS), como convidado especial.