FJM e Juventude Socialista promovem debate sobre maioridade penal
A Fundação João Mangabeira (FJM) e a Juventude Nacional Socialista (JSB) realizam nesta quarta feira (24), um debate sobre a redução da maioridade penal com transmissão ao vivo pelo site www.tvjoaomangabeira.org.br, a partir da 19h30, com a participação de especialistas, parlamentares e jovens militantes do Partido Socialista Brasileiro. A proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos está sendo discutida no Congresso Nacional.
A ideia do debate é esclarecer para sociedade brasileira o posicionamento majoritário defendido pela Direção Nacional do partido e sua bancada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Foram convidados o senador do Amapá, João Capiberibe, a secretária da Criança, do Adolescente e Juventude do Distrito Federal, Jane Klébia, da subsecretária de Política para Promoção da Criança e do Adolescente do DF e cientista política, Perla Ribeiro, do professor dos Santos, consultor da Unicef no Brasil e Tony Sechi, secretário nacional da Juventude Socialista. A mediação do debate será feita pelo presidente da Fundação João Mangabeira e ex-governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande.
“Esse debate é muito importante, pois é a redução da maioridade penal é um tema que visa desviar a atenção dos reais problemas importantes do país. Do ponto de vista da violência urbana, não há absolutamente nenhum indício que a redução terá impacto positivo, muito pelo contrário”, afirmou o senador João Capiberibe (PSB/AP).
Os internautas poderão participar com perguntas e contribuições através do chat no site da TV João Mangabeira. A iniciativa para realização do evento partiu da JSB dado à necessidade de aprofundar a análise de um tema que está na iminência de ser votada em caráter definitivo, no Congresso Nacional, sem a participação de especialistas do comportamento juvenil no país e, sobretudo, dos jovens.
“É importante esclarecer à população brasileira que a redução da maioridade penal não vai pacificar as ruas no Brasil. Menos de 1% dos crimes violentos são cometidos por jovens com menos de 18 anos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê punições rigorosas, porém, educativas aos jovens em conflito com lei. Reduzir a maioridade penal é o fim prematuro do futuro deste jovem. Devemos, antes de qualquer coisa, cumprir medidas socioeducativas previstas no Estatuto, antes de jogar nossos jovens num presídio de adultos para cursarem uma verdadeira pós-graduação do crime”, alerta Toni Sechi da JSB.
Local: Sede da FJM.
Endereço: QI 5, Conjunto 2, casa 2, Lago Sul – DF
Horário: 19h30
Data: 24 de junho de 2015.