O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, recebeu na última quarta-feira (3), o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, e o senador João Capiberibe. Em pauta, a retomada da execução do programa Luz Para Todos com recursos próprios do Estado.
“Fizemos uma proposta de investirmos direto do Estado o valor de 20 milhões de reais para dar continuidade ao Luz para Todos em comunidades ainda desassistidas pelo programa. Executaremos diretamente em conformidade com os padrões especificados pelo Governo Federal e, em contrapartida, queremos que esse investimento seja ressarcido”, comunicou o governador ao ministro, que gostou da ideia.
“Agora é agilizar a parte legal para termos mais energia de qualidade 24 horas por dia e mais desenvolvimento”, ressaltou Camilo.
Gestão
Em 2010, quando assumiu a gestão do Amapá, o Estado contava com duas mil ligações do programa Luz para Todos; hoje, esse número está perto de dez mil. “Na área de eletrificação fizemos, em nossa gestão, cinco vezes mais do que foi feito em oito anos da administração anterior”, calculou o governador.
A proposta de investimento do governador conectará Vila Nova a Maracá, Laranjal do Jari a Areia Branca, Calçoene a Carnot e também atenderá o Distrito de Lourenço, onde funciona um garimpo de ouro.
Na agenda também foram discutidas as medidas de saneamento da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e a interconexão ao Sistema Interligado Nacional através do Linhão de Tucuruí.
Acompanharam o governador na reunião com ministro Edson Lobão o senador João Capiberibe, o presidente da Eletrobras, equipe da CEA e o secretário de Planejamento do Governo do Amapá, José Ramalho.