O governador Camilo Capiberibe afirmou que o Amapá não perdeu os recursos do Programa Calha Norte para projetos de desenvolvimento regional – como foi veiculado na imprensa local. Em Brasília, na quarta-feira (3), onde tratou deste e de outras pautas referentes a recursos, o chefe do Executivo esclareceu que a Procuradoria do Estado montou uma petição solicitando a revisão do parecer da consultoria jurídica da Advocacia Geral da União (AGU) que suspendeu os dez convênios do Amapá com o Calha Norte, no valor de R$ 10 milhões.
Para reverter o imbróglio, o governador – com o apoio da bancada amapaense e do senador João Capiberibe – teve audiências com o coordenador do Programa Calha Norte, brigadeiro Roberto Dantas, e com o ministro-chefe da AGU, Luís Ignácio Adams.
Para o senador João Capiberibe, articulador do convênio entre o Estado e o Exército, ficou claro que houve um equívoco da assessoria responsável pelo parecer jurídico que cancelou empenho. “Na reunião com a coordenação do Calha Norte ficou claro que se tratou de um parecer equivocado. Recorremos imediatamente a AGU, e solicitamos a reconsideração dessa decisão. Assim funciona a burocracia pública. Recorreríamos ainda à ministra Carmen Lucia, caso fosse necessário. Certamente esse equívoco será reparado”, finalizou o senador socialista.