“Revoltante: IPEA divulga pesquisa em que 65% dos brasileiros acham que a culpa do estupro é da mulher e que é normal mulher de roupa curta ser atacada. Como homem, sinto vergonha”.
João Capiberibe
“Homens deveríamos nos ofender quando alguém alega que cabem às mulheres evitar o estupro, pois esta lógica supõe que não somos capazes de nos controlar.
Às vítimas são comuns as torturantes arguições: “você bebeu na festa?” “usava roupas decotadas?”. Culpa-se o comportamento da mulher.
É direito da mulher dispor seu corpo como bem entender. E qualquer, mas qualquer coisa que seja feito sem seu consentimento é violência.
Já é hora de pararmos de culpar as vítimas e passarmos a olhar para violência que existe dentro de nós. Não se pode culpar a roupa da mulher. Não se pode culpar o comportamento da mulher. É hora de pararmos de culpar a vítima . Hora de educarmos filhos e filhas igualmente, dentro das perspectivas antissexistas, anti-homofóbicas, igualitárias, com a divisão das tarefas domésticas, os cuidados com as crianças…
Precisamos ter autocrítica e rever cotidianamente como nos beneficiamos do machismo nosso de cada dia, de uma violência que é sistêmica e estruturada, ainda que de forma velada.
Se liga: não se pode ser socialista e opressor a um só tempo”.
[Texto retirado do Face Book Capi Senador]