Em audiência com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o Senador Capi e o secretário estadual de Saúde Jardel Nunes, na tarde de terça-feira, 25, esclareceram a situação do Sistema de Saúde do Amapá, que luta pelo resgate da qualidade no setor e por avanços.
Embora esteja investindo pesado e voltando esforços para a Saúde, o Governo do Estado ainda lida com um sistema arruinado por anos de corrupção, sucateamento, roubo e desmonte praticados na gestão anterior. Chioro se comprometeu em colaborar na recuperação do sistema. As pautas mais urgentes são: a reestruturação da rede básica; apoio presencial de especialistas em gestão do MS; avaliação e reforço dos programas federais em curso – como a Rede de Urgência e Emergência, Mutirão de Cirurgias Eletivas e a Rede Cegonha.
Durante a reunião, o ministro se comprometeu ainda em priorizar a transferência de Rarison Miranda para um hospital especializado da Rede do SUS, no Distrito Federal ou no Rio de Janeiro, atendendo assim um compromisso do Governo do Estado do Amapá em oferecer o tratamento adequado ao caso do jovem que sofreu traumatismo crânio-encefálico, em virtude de um acidente de automóvel.
Chioro gravou também um depoimento, tranquilizando a família de Rarison e informando as providências junto ao governo do Estado.