O senador João Capiberibe (PSB-AP) disse que há algo muito errado com o Brasil, porque o país tem a sexta maior economia do mundo, mas a maioria dos brasileiros vive sem esgoto e sem água tratada. Ele fez essa advertência ao informar que o Brasil ocupa a posição de número 110 numa pesquisa sobre saneamento básico feita em 199 países. Leia na íntegra matéria da Agência Senado:
Segundo o senador, o Amapá é um dos estados com pior oferta de serviços de saneamento. Na capital, Macapá, apenas 1% das residências tem esgotamento sanitário.
João Capiberibe atribui essa situação a desvios de verbas públicas. Ele afirmou que apenas o Tribunal de Contas do Estado, órgão criado para fiscalizar o aplicação do dinheiro público, é responsável por um desvio de R$ 500 milhões. Esse dinheiro daria para construir a rede de esgoto em Macapá, afirmou o senador.
– E a Polícia Federal acusa o Executivo de 2003 a 2010 de ter desviado 2 bilhões de reais. Aí está o dinheiro do saneamento básico. Tem segredo? Não tem. Este país é a sexta economia do mundo, no entanto, vivemos esta trágica realidade onde milhões de brasileiros vivem sem energia elétrica, sem esgotamento sanitário e sem água tratada.
João Capiberibe informou que, na próxima sexta-feira (21), o governador do Amapá, Camilo Capiberibe vai entregar o sistema de tratamento de água de Santana, cidade de 100 mil habitantes, onde a água encanada atendia somente a cerca de 30% da população.
Da Agência Senado