O antigo prédio do Doi Codi, na Rua Tutóia, em São Paulo, será visitado pela Subcomissão da Verdade e Memória do Senado Federal, presidida pelo senador João Capiberibe (PSB-AP), na próxima segunda-feira (11/11), às 10h.
Além de Capiberibe, a diligência contará com a presença da senadora Ana Rita (PT-ES), dos deputados federais Luiza Erundina (PSB-SP) e Ivan Valente (PSOL-SP) e de representantes da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo e da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (nomes ainda não confirmados). Também integrarão o grupo o jornalista Moacyr de Oliveira Filho e o funcionário público Ary Costa Pinto, ambos presos e torturados nas dependências desse que é conhecido como um dos mais emblemáticos aparelhos de repressão da ditadura, local do assassinato do jornalista Vladimir Herzog.
Hoje o local abriga a 36ª Delegacia de Polícia Civil.
Esta é a segunda visita da subcomissão a um centro de tortura da ditadura. A intenção das diligências é levantar os fatos históricos e, em parceria com a Comissão Nacional da Verdade, transformar esses espaços em locais de memória.