A votação da proposta do marco regulatório da Internet deve acontecer na próxima semana, no Congresso nacional. O marco civil é uma espécie de Constituição para a internet no Brasil. A proposta estabelece normas gerais de utilização, como direitos dos usuários e deveres de provedores etc. Em jogo está a neutralidade da rede, ameaçada por um grande lobby das empresas de telecomunicações interessadas em controlar para fazer da internet um produto de mercado.
“A internet não pode ser usurpada e destruída em função de modelos de negócios. Marco Civil pela Internet Livre, já!”, defendeu Capi em suas redes sociais na última quarta-feira (6/11).
Video
Produzido pelo Coletivo Brasil de Comunicação Social – Intervozes, Núcleo de Estudo e Pesquisa Fluminense (Nufep) e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o bem-humorado vídeo “Neutralidade da rede”, de três minutinhos de duração, mostra o que está por vir – nada humorado – se a população não se interessar e se mobilizar em torno do debate sobre o marco regulatório.
Veja lá:
http://www.youtube.com/watch?v=8DdaC93O9Yw&feature=share