O senador Capi participou na manhã de terça-feira (5/11) da abertura da Semana Universitária da UnB. O evento presta homenagem ao seringueiro, sindicalista e ambientalista Chico Mendes, o defensor das florestas, assassinado no Acre em dezembro de 1988.
Capiberibe fez parte da mesa cujo tema foi ‘25 anos – Chico Mendes vive mais: território, agricultura e extrativismo’, juntamente com Ângela Mendes, filha de Chico Mendes; Jacir Alves Fernandes, Secretário Nacional de Meio Ambiente da CUT; Ivan Marques de Toledo Camargo, reitor da UNB; Sonia Guajajara, representante da Articulação dos Povos Indígenas; Alexandre Conceição, dirigente nacional do MST; Afonso Florence, deputado federal (PT-BA); e do seringueiro Raimundo Mendes Barro, primo de Chico Mendes.
João Capiberibe relatou sua experiência quando, governador do estado do Amapá, implementou políticas públicas fundamentadas em projetos de sustentabilidade ambiental e destacou que Chico Mendes teve e tem grande importância em sua formação.
Aos jovens universitários, o senador socialista deu um recado ao concluir sua participação: “Vivemos hoje tempos difíceis para os movimentos sociais. Quase 100 projetos apresentado no Congresso visam a retirada de direitos constitucionais garantidos. Temos um Judiciário que resiste a garantir o direito dos pobres. Temos centenas de trabalhadores mortos nos campos. A vocês, jovens, cabe reforçar os movimentos sociais e reforçar as manifestações nas ruas, na luta por direitos”.
No encerramento da atividade, dia 7, será realizada visita a acampamentos de trabalhadores rurais sem terra, a assentamentos da Reforma Agrária e a territórios quilombolas do Distrito Federal e Entorno.