A Comissão Estadual da Verdade do Amapá, em parceria com a Feira do Livro do Amapá (Flap), iniciou nesta quarta-feira (30/10) um ciclo de debates com reflexões e testemunhos em torno da ditadura civil-militar (1964-1985). O seminário “Flap Memória e Verdade” éconstituído de três painéis, nos dias 30 e 31 de outubro e 1° de novembro, tendo como local o Centro Cultural Franco Amapaense. Os painéis terão como temas: “O Amapá na Época da Ditadura”; “A Amazônia na Época da Ditadura”; e “O Brasil na Época da Ditadura”, com palestras e testemunhos sobre o período da repressão política. A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), exilada política durante a ditadura, é uma das palestrantes.
Além disso, representantes da Comissão Nacional da Verdade, Comissão de Anistia-Ministério da Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil e Universidade Federal do Amapá, participarão, no dia 1° de novembro, da assinatura dos termos de cooperação técnica no Palácio do Governo.
No segundo dia, após os debates, ocorrerá na Casa do Artesão uma noite de autógrafos com o escritor Paulo Fonteles, que apresentará o seu livro “Araguaianas: As histórias que não podem ser Esquecidas”. Já o último dia (1/11) contará com a presença do senador João Alberto Capiberibe e seu livro “Florestas do Meu Exílio” e Francisco Soriano (Sindipetro-RJ), com o livro “A Grande Partida: Anos de Chumbo”.
O debate é destinado a estudantes das ciências sociais, história, filosofia e direito; pesquisadores; organismos e militantes da área de direitos humanos e demais interessados.
No encerramento do seminário “Flap Memória e Verdade” haverá declamações poéticas e apresentação da Banda Apollyon, com a temática de resistência à ditadura civil-militar.
Foto: Sérgio Francês
Texto: Petrônio Valente/Comissão Estadual da Verdade