O senador João Capiberibe (PSB-AP) recebeu nesta quarta-feira (23/10) a maior comenda da Força Aérea Brasileira (FAB): a medalha de Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), criada para condecorar aos que se destacam em suas áreas de atuação a serviço da nação Brasileira. A cerimônia foi realizada na Base Aérea de Brasília.
O evento, presidido pelo Vice-Presidente da República, Michel Temer, aconteceu na Base Aérea de Brasília e homenageou 192 agraciados do Três Poderes, entre Ministros de Estado, do Supremo Tribunal Federal, parlamentares, militares, empresários, advogados e jornalistas.
A solenidade de entrega da medalha, que contou com sobrevoo de caças Mirrage-2000 e com o desfile de tropa composta por cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), faz parte das comemorações do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira, celebrados no dia 23 de outubro. Além do Vice-Presidente, o Ministro da Defesa, Celso Amorim, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e autoridades dos Três Poderes compareceram ao evento.
Para capiberibe, a homenagem sinaliza os novos tempos: “É muito gratificante para quem chegou a ser considerado um subversivo perigoso no passado ser reconhecido e condecorado pela FAB no presente”, declarou o senador que recebeu a medalha das mãos do Ministro da Defesa, Celso Amorim.
Data comemorativa
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, por ser a data em que o brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro vôo com o avião mais pesado que o ar, o 14 Bis. O fato histórico ocorreu no Campo de Begatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros de solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.
Foto: Agência Força Aérea
[Com informações da Força Aérea Brasileira]