Novo layout, nível de detalhamento nas consultas e melhor navegação e usabilidade. É dessa forma que o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, entrega o novo Portal da Transparência do Estado. O lançamento da ferramenta será nesta segunda-feira, 30, às 16h, no auditório do Pavilhão Internacional de Oportunidades e Negócios da 50ª Expofeira Agropecuária.
A nova versão do Portal é resultado de um detalhado e minucioso trabalho da equipe de técnicos e analistas do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap). Foi desenvolvido de maneira integrada; e para compor os milhares de relatórios que ele apresenta durante as consultas, a equipe de analistas do Prodap utilizou várias ferramentas no processo de criação. A base de dados do Portal é extraída, em sua grande maioria, do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão (Siplag). Ela é feita através de um minerador de dados e um framework proprietário, ambos desenvolvidos no Prodap.
O Portal da Transparência traz informações sobre valores empenhados e pagos. Com a nova versão, a população passa a ter acesso aos valores liquidados. Além disso, todas as consultas feitas geram relatórios em tabelas e gráficos, tendo ainda a possibilidade de download.
O Centro de Tecnologia traz no novo Portal versão para dispositivos móveis e consultas temáticas aos internautas. Logo na página principal, é possível ter acesso às informações sobre diárias, passagens, cargos comissionados, locação de veículos, entre outras.
Com o intuito de proporcionar acesso a todas as classes, é que o governo também traz um mapa do site (onde é possível ver hierarquicamente todas as consultas disponíveis no Portal) pesquisa de opinião, canal de comunicação e um amplo glossário. A pedido da população, os termos técnicos usados anteriormente deram lugar a uma linguagem mais acessível ao cidadão.
Pensando em melhorar a transparência e respeitar a divulgação da execução orçamentária, é que o Governo do Amapá será o primeiro do Brasil a divulgar os dados anuais de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Estado. Dessa forma, o usuário do Portal da Transparência terá acesso às prestações de contas do IPVA nos dezesseis municípios do Amapá.
A nova versão apresenta ainda mais informações a respeito do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além de maior detalhamento dos repasses aos municípios e dados sobre o Conselho Estadual de Recursos Fiscais (Cerf), grupo responsável pelo julgamento das controvérsias entre o Fisco e o contribuinte-cidadão.
A elaboração do novo Portal contou com o apoio da Secretaria da Receita Estadual (SRE), Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran) e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tesouro (Seplan).
Segundo o diretor-presidente do Centro de Tecnologia do Governo do Estado, José Alípio Junior, o novo Portal da Transparência ainda possibilita que o usuário gere links permanentes. Com isso, cada consulta feita poderá ser compartilhada a partir de agora nas redes sociais, efetivando o Portal como um recurso poderoso para que o cidadão fiscalize e gere informação.
“O governador Camilo Capiberibe sempre pediu prioridade para o Portal da Transparência e essa é a terceira versão que o seu governo entrega à população e, dessa forma, oferecemos uma poderosa ferramenta ainda mais simplificada. Até o final do ano, vamos entregar mais ferramentas de gestão que vão ampliar ainda mais a transparência do Estado”, anunciou o diretor-presidente do Prodap.
As informações referentes à utilização do dinheiro público podem ser acessadas no endereço www.transparencia.ap.gov.br
Da Agência Amapá de Notícias – Isabelle Braña/Prodap